Home

Entrevistas: J?Soares , Olga Bongiovanni e Revistas

, e,

Mais que um simples aroma 

Entrevista na Revista VIVA FELIZ da Editora Europa em junho/2000:

Guardadas em frascos nas prateleiras, essências misturam-se, formando um mundo de cheiros. Doces, amadeiradas, cítricas ou florais, as fragrâncias são a porta de entrada para reviver uma série de sensações: a lembrança de um grande amor, o cheiro dos tempos da infância, do melhor amigo. Capaz de transportar as pessoas no túnel do tempo, os perfumes são, definitivamente, mais do que um artifício para se tornar atraente ou marcar presença no ambiente.

E se isso, de alguma forma, j?faz parte do conhecimento intuitivo popular, o astrólogo, engenheiro e Terapeuta Holístico, Enrique Francetich decidiu ir a fundo no assunto. Em seis anos de pesquisa, ele observou o comportamento de várias pessoas perante algumas essências. Para a análise, o astrólogo levou em consideração aspectos do mapa astral das pessoas, os quatro tipos psicológicos definidos pelo psiquiatra Gustav Jung (intuição, percepção, sentimento e razão) e os princípios da natureza (quente, frio, úmido e seco), que formam os quatro elementos - fogo, terra, água e ar.

AS PERSONALIDADES E OS PERFUMES - Enrique Francetich relacionou os signos e os elementos da natureza que os regem aos tipos psicológicos definidos pelo psiquiatra Carl Gustav Jung. Encontre-se em cada um deles e veja qual tipo de perfume tem a mesma energia da sua essência. Tenha em mente que essa ?uma análise parcial, porque além desses quatro tipos, Jung diferenciava as pessoas em introvertidas e extrovertidas.

Elemento Fogo - Tipo: intuição. Identifica-se com os signos de áries, leão e sagitário. Perfumes cítricos e amadeirados. As pessoas deste tipo são geralmente ativas, inquietas e expansivas. São cheias de confiança e entusiasmo. Tem uma inesgotável energia e um caráter produtivo. Defendem seus cheap St. Louis Blues jerseys pontos de vista com rigor, constância e coragem. Podem, por isso, ter um pouco de falta de tato e menosprezar os sentimentos dos outros. Não suportam rotinas e estão sempre sintonizadas no futuro. Primam pela espontaneidade e lealdade.

Elemento Terra - Tipo: percepção ou sensação. Identifica-se com os signos de touro, virgem e capricórnio. Perfumes florais e amadeirados. O aqui e o agora do mundo material e da realidade palpável são as referências mais importantes para as pessoas que têm esse tipo de personalidade. São práticas, esforçadas e perseverantes e, por isso, conseguem levar a cabo seus objetivos obstinadamente, com grande senso de segurança, análise e controle. Têm tendência a padrões convencionais e grande capacidade de trabalho e concentração.

Elemento Ar - Tipo psicológico: razão ou pensamento. Identifica-se com os signos de gêmeos, libra e aquário. Perfumes cítricos e doces. A troca de idéias e a comunicação são fundamentais na vida das pessoas desse tipo. Seu comportamento ?amistoso, harmonioso e agradável. São flexíveis em pensamento e em linguagem. A sua principal característica ? desenvolver os pensamentos e correlacion?los, podendo ou não organiz?los objetivamente. Com necessidade de testar tudo pelas leis da lógica, buscam conexões dos fatos com a razão.

Elemento Água - Tipo psicológico: sentimento. Identifica-se com os signos de câncer, escorpião e peixes. Perfumes doces e florais. Sentimentos e emoções profundas são típicos das pessoas relacionadas a esse tipo, que se expressa com incertezas e instabilidades. Como não conseguem racionalizar o que sentem, dependem da aceitação de si mesmos, da sua receptividade e empatia naturais. Amoldam-se com facilidade a diferentes situações e pessoas. A tranqüilidade e a paz são fundamentais para a manutenção de seu equilíbrio.

*Voltar ao início*